Marketing de relacionamento

 

Tive um chefe que me dizia, a todo instante, que o Marketing de Relacionamento é a função de mkt com o propósito mais nobre, pois, a cada dia, temos a responsabilidade de falar individualmente e com relevância para milhares de clientes, respeitando seus comportamentos em termos de canais de relacionamento, interesses, gatilhos, etc.

Marketing de Relacionamento é uma arte, uma verdadeira engenhoca complexa de se montar, mas que dá muito orgulho de ver funcionando. A cada interação, um “momento da verdade” para a imagem e a relevância da marca na mente do consumidor que, de forma transparente e fluida, vai navegando por estratégias de comunicação definidas com base em big data, CRM e analytics, e que fazem parte do funil (ampulheta) do relacionamento, desde o prospect até o cliente em seu maior grau de RFV (recência, frequência e valor).

Marketing de Relacionamento ajuda a construir e destruir marcas. E é um elo importante na união de áreas como produtos, vendas, customer care e marketing, fortalecendo o ecossistema de customer centricity.

Por: Ricardo Cocco.

 
Jota Junior